Atividades de execução em agosto no município dão início ao isolamento de nascentes e matas ciliares dos afluentes do Ribeirão Bom Jardim. Município abriga lote 04, que conta com financiamento da empresa Anglo American, e cuja execução é de responsabilidade do Instituto Espinhaço. Programa é uma cooperação público-privada idealizada pelo governador Ronaldo Caiado que promove a recuperação de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio nos estados de Goiás e do Mato Grosso
As ações do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) avançam no município de Bom Jardim de Goiás, Região do Oeste Goiano, lote 04, que conta com financiamento da empresa Anglo American e cuja execução é de responsabilidade do Instituto Espinhaço.
As atividades de execução do programa em agosto no município dão início ao isolamento de nascentes e matas ciliares dos afluentes do Ribeirão Bom Jardim. Os trabalhos foram iniciados na propriedade do senhor Edgar Alves de Souza, na Fazenda Estância, informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Bom Jardim de Goiás.
O Juntos pelo Araguaia é uma cooperação público-privada idealizada pelo governador Ronaldo Caiado que promove a recuperação de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio nos estados de Goiás e do Mato Grosso.
A Anglo American, empresa global de mineração diversificada, é uma das investidoras no Programa Juntos pelo Araguaia, sendo responsável pelos lotes 1, no município de Piranhas, e 4, em Aragarças e Bom Jardim de Goiás.
O isolamento de nascentes e matas ciliares executado pelo Programa Juntos pelo Araguaia insere-se no fluxo de operações, que é a preparação para implementação.
O isolamento visa a preservação das nascentes que fazem parte do meio biofísico para que possam ser plantadas as mudas.
Ainda neste mês de agosto, a propriedade do senhor Dianary de Souza Lobo está entre as que receberam o supervisor de Implantação do Instituto Espinhaço, Márcio Melo. Na localidade foram selecionados 5,79 hectares, que serão recuperados com o plantio de mudas nativas do cerrado.
O município de Bom Jardim de Goiás possui uma população de 7.826 moradores, de acordo com o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Situa-se a 369,7 km de Goiânia.
As ações de execução do Programa Juntos pelo Araguaia no lote 04, tendo como instituição executora o Instituto Espinhaço, englobam mobilização social, engajamento de produtores rurais, cercamento, monitoramento e manutenção de áreas beneficiadas.
De acordo com o Instituto Espinhaço, a seleção de áreas é “uma etapa minuciosa e complexa”. A instituição executora explica que “a equipe técnica realiza o levantamento de dados necessários das áreas prioritárias e pode dar início ao processo de implantação nos locais que irão receber a recuperação ambiental do Programa Juntos pelo Araguaia”.
O Instituto Espinhaço explica que o GPS de navegação é o equipamento fundamental nas seleções das áreas prioritárias. Ele fornece, já no início da atividade, a identificação das propriedades, o que facilita o deslocamento do colaborador até o local.
Ainda de acordo com a instituição, em seguida é feito o mapeamento das áreas para o levantando de dados, como a quantidade de hectares, a extensão que será cercada, o trajeto até o local de implantação e outras informações pertinentes ao processo.
“A ação é concluída com a análise dos dados que irão gerar o mapa, fornecendo as proporções exatas das intervenções nas áreas que serão recuperadas. Depois disso, o local estará apto para o início da implantação”, informa o Instituto Espinhaço.
JPA
Lançado em 05 de junho de 2019, o Programa juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma cerrado. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.
O objetivo do programa é promover a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia nos estados de Goiás e do Mato Grosso. Diretamente, o público-alvo do JPA engloba a população de 28 municípios dos estados de Goiás (16 localidades) e Mato Grosso (12), na Região Centro-Oeste do Brasil.
Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) são os curadores técnicos e institucionais do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA). Os investidores são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo Logística. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade.
A execução está a cargo do Instituto Espinhaço e STCP Engenharia de Projetos. A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar/Ifag/Sindicato Rural. Em Goiás, as prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia e Mineiros são as apoiadoras locais.
Fotos: Semma/Bom Jardim de Goiás
Legenda: Isolamento de nascentes e matas ciliares dos afluentes do Ribeirão Bom Jardim: os trabalhos foram iniciados, neste mês de agosto, na propriedade do senhor Edgar Alves de Souza, na Fazenda Estância, Bom Jardim de Goiás
* Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) - Escritório Executivo do Programa Juntos pelo Araguaia
Comentários
Postar um comentário