Mais moderno, eficiente e transparente, o novo sistema trará agilidade, comunicação em tempo real e contará com maior fiscalização de órgãos externos. "Tínhamos um sistema praticamente manual, ultrapassado e que não atendia nossas demandas”, diz prefeito Rogério Cruz.
Foto: Semad-GO
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realiza os últimos ajustes para a implantação definitiva do novo sistema de Gestão de Recursos Humanos a partir do mês de setembro.
“Tínhamos um sistema praticamente manual, ultrapassado e que não atendia nossas demandas. Agora todos os documentos serão digitalizados, atualizados e auditados conforme exigências de órgãos como o TCM-GO”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
Nesta quarta-feira (16/08), foi realizada uma reunião entre os servidores da Superintendência de Folha de Pagamento e Gestão de Pessoas e a empresa Sigep, que é responsável pelo desenvolvimento do sistema, treinamento e manutenção, com o objetivo de alinhar todos os detalhes para a utilização da plataforma.
Durante os primeiros meses do ano, foram feitas a parametrização para o novo sistema e apresentação para os servidores que lidam diretamente com a área. Nos últimos meses os sistemas operaram simultaneamente para que fossem feitas correções de possíveis erros e também comparações sobre as melhorias no trabalho dos servidores.
Em breve, todos os servidores serão treinados e irão aprender passo a passo, desde a inserção de dados, documentos e processos até a parte de cálculos de vencimentos, benefícios e contribuições. As mudanças irão atingir toda a parte de seleção, avaliação e recrutamento de servidores, de Saúde e Segurança, Folha de pagamento, juntamente com cálculos, obrigações sociais, auditoria, controle, compliance, gestão de acessos e novo portal do servidor.
A necessidade de trocar o sistema de gestão surgiu pela falta de uma plataforma que se comunicasse com outros sistemas como o Colare, utilizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), E-social do Governo Federal e até mesmo internos, como a Controladoria Geral do Município (CGM).
A Prefeitura de Goiânia utilizava o Complete que tem uma linguagem de programação chamada de “Cobol” (Common Business Oriented Language), uma das mais antigas do universo da computação, criada em 1958 e que já está em desuso em boa parte do mundo.
Com isso, os sistemas disponíveis para a Semad não podiam ser atualizados, modificados ou atender a demandas existentes devido às suas linguagens e formatos, o que tornou o serviço dispendioso, manual e suscetível a erros. Além de não atender a critérios exigidos para o controle de órgãos externos.
De acordo com o secretário de Administração, Luciano Carnot, o novo sistema permitirá a obtenção de informações confiáveis permitindo a tomada de decisões de forma rápida. “Isso dará mais autonomia para que todos os órgãos da prefeitura possam gerir a vida funcional dos servidores. Reduzirá a carga de trabalho e possibilitará entregarmos documentos aos órgãos de controle”, destaca.
Para a superintendente de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Graziela Pereira, a principal vantagem está na rapidez para a solução dos problemas. “Como teremos um software já existente, integrado e com o suporte técnico disponível, ficará mais fácil e rápido solucionarmos problemas e os custos serão menores já que teremos uma plataforma que é integrada a outras”, comenta.
O novo sistema de recursos humanos foi desenvolvido pela empresa Sigep, que tem experiência no mercado, vencedora do pregão eletrônico realizado no ano passado e que utiliza o ERP (Enterprise Resource Planning), software de gestão que automatiza dados manuais, armazena, unifica e integra todos os sistemas de forma inteligente. A empresa é responsável por todo o treinamento, suporte técnico e manutenção em todas as secretarias, autarquias e fundos da administração municipal.
Fotos: Semad
* Secretaria Municipal de Administração (Semad) – Prefeitura de Goiânia
Comentários
Postar um comentário