O parlamentar é uma das principais vozes na discussão do texto da reforma tributária, e tem se proposto a dar voz aos setores atingidos pela proposta.
Foto: Kevin Lucas
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, continua comprometido em buscar melhorias para o texto da Reforma Tributária e, nesta quinta-feira, 14, reuniu-se em Goiânia com representantes do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Goiás) e da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Na ocasião, o senador goiano, acompanhado por alguns técnicos de seu gabinete, apresentou o texto em tramitação no Senado, esclareceu dúvidas e recebeu sugestões dos participantes. O encontro, que ocorreu no período da manhã na sede do Sinduscon, teve como objetivo discutir pontos cruciais da proposta e dar mais transparência ao debate.
A reunião desta quinta-feira teve como foco principal a discussão da tributação do setor de serviços, com ênfase na construção civil. O setor é um dos mais importantes para a economia do estado e a reforma tem gerado preocupação entre os empreendedores goianos.
A abordagem técnica e detalhada foi conduzida pelo chefe de gabinete do senador Vanderlan, Emílio França, que é economista, advogado, mestre e doutorando em Direito Econômico, juntamente com o assessor parlamentar Wagner Vilas Boas, doutor em Administração com especialização em Controladoria e Finanças. A apresentação contribuiu para uma discussão profunda sobre os impactos da reforma tributária no setor da construção civil e na economia goiana como um todo.
Emílio explicou que a participação do setor na discussão da reforma colabora de forma direta com a manutenção do desenvolvimento do país. “Ouvir o setor da construção civil é fundamental para que o Senado faça os aperfeiçoamentos corretos e necessários no texto da reforma tributária, de forma que o setor continue crescendo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país”, disse.
De acordo com Wagner Vilas Boas, esse debate envolvendo o Sinduscon e a CBIC pode influenciar as melhorias no setor e, inclusive, favorecer a redução no déficit habitacional. “O debate da reforma tributária com a CBIC é fundamental para alinhar expectativas e promover mudanças benéficas ao setor da construção para reduzir o déficit de infraestrutura e habitação no Brasil”, destacou.
Para o presidente do Sinduscon, Cezar Mortari, os debates promovidos pelo presidente da CAE contribuem para que o setor produtivo participe desse processo e, de certa forma, contribua com a construção da Reforma Tributária. “Agora é o momento de o Senado fazer as análises que têm que ser feitas para melhorar o texto, sem correria e sem afogadilho. Tem muita coisa para melhorar, e o que vemos é que o senador Vanderlan tem toda a capacidade técnica, juntamente com sua equipe e os demais senadores, de fazer uma melhoria no texto da reforma tributária. E essa sua disposição em se reunir conosco e nos ouvir é muito importante, pois nos dá a oportunidade de participar dessa reforma”, disse Mortari.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, também reforçou a importância de reuniões desse tipo para dar espaço de fala ao setor produtivo, que será afetado pela reforma. “É muito importante o que o senador Vanderlan está fazendo. Essa disposição que ele tem de debater o tema e tirar dúvidas traz mais segurança para todos nós. Estamos vendo que há pontos a serem melhorados e, com esse espaço, poderemos contribuir para essa melhoria”, explicou Renato.
Vanderlan Cardoso ressaltou a importância de embasar os debates com números, dados e documentos para defender os interesses de Goiás e do país como um todo. Ele reiterou seu compromisso em contribuir para a construção de uma Reforma Tributária que atenda às necessidades da nação, proteja os setores produtivos e não onere ainda mais a população, especialmente a mais carente.
“Uma Reforma Tributária que aumente impostos ou torne ainda mais complicado o sistema que temos hoje no país não faz sentido. O que estamos fazendo é para simplificar e desburocratizar o que temos hoje”, destacou Vanderlan.
O senador informou que continua com sua agenda de reuniões e debates sobre a Reforma Tributária, reforçando sua missão de representar os interesses de Goiás no Senado Federal e de contribuir para que o novo sistema tributário não prejudique Goiás. “Estou atento às discussões no Senado. Estamos trabalhando bastante para que a Reforma não traga prejuízos para os estados em desenvolvimento, como é o nosso caso aqui em Goiás”, pontuou.
Fotos: Kevin Lucas
* ASCOM
Comentários
Postar um comentário