Com o tema “Construindo a Política Mineral Goiana”, o evento contou com a presença de autoridades, prefeitos homenageados, empresários e artesãos goianos.
Foto: SIC-GO
Nesta quarta-feira (13/12), a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), encerrou o último dia do encontro voltado para a promoção do setor de mineração no estado, o MINERA GO. O evento marca a finalização da 1ª etapa do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), que planejou a gestão da atividade minerária goiana para os próximos 20 anos, com o objetivo de virar projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), ao identificar e sanar os entraves para o potencial crescimento do setor mineral, atendendo os anseios do grande ao micro empreendedor de mineração.
Realizado pela SIC em conjunto com a Comissão de Minas e Energia da ALEGO, o MINERA GO, representa uma importante etapa no desenvolvimento da área das mineradoras goianas, que atualmente representa 30% do PIB estadual, com cerca de 20% do total das exportações estaduais sendo provenientes dessa atividade vital. O evento reuniu pela primeira vez, todos os órgãos envolvidos em mineração, com a participação de universidades, mineradoras, artesãos, instituições parceiras, com palestras, estandes e a mostra Cluster de Joias.
“Com o encerramento desta etapa, o objetivo é que o governo de Goiás, por meio da SIC, tenha um amplo diagnóstico para definição de projetos prioritários que ampliem o mercado, atraiam investimentos e criem novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva mineral, de modo a beneficiar toda a nossa população”, enfatiza o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga Filho.
Setor minerador goiano no cenário nacional
No cenário nacional, o estado de Goiás lidera a produção de fosfato, níquel, vermiculita e também ocupa lugar de destaque na produção de cobre, ouro, bauxita, nióbio, crisotila, agrominerais, calcário agrícola e agregados para uso na construção civil. No geral, Goiás está em quarto lugar no país em arrecadação de exploração mineral, sendo o quinto maior produtor de bens minerais metálicos no Brasil, com a produção comercializada atingindo 8,6 bilhões de reais.
Dessa forma, dez munícipios goianos são destaque no ramo minerador, sendo eles: Alto Horizonte (Cobre); Barro Alto (Níquel e Alumínio); Crixás (Ouro); Ouvidor (Fosfato e Nióbio); Catalão (Nióbio e Fosfato); Minaçu (Crisotila e projeto de Terras Raras); Indiara (Calcário); Pilar de Goiás (Ouro); Vila Propício (Calcário) e São Luís de Montes Belos (Vermiculita). Pelos resultados exemplares e participação no plano, os prefeitos das dez cidades foram homenageados durante a abertura do MINERA GO.
PERM-GO
O PERM-GO é resultado da colaboração entre o governo de Goiás — através da SIC —, setor produtivo, instituições acadêmicas, governamentais e a sociedade. Seu objetivo é propor ações e políticas públicas, para o planejamento e gestão da atividade minerária para os próximos 20 anos, capaz de identificar e sanar as dificuldades para o potencial crescimento do setor mineral.
Durante apenas esse primeiro estágio, foram contemplados 12 municípios, com a colaboração de mais de 2 mil pessoas, e aproximadamente 7000 km rodados para garantir a participação dos gestores municipais, mineradoras, instituições de ensino e sociedade.
Luiz Triers, presidente da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (ACEAPP), que esteve presente na Mostra do Cluster de Joias, afirma a importância do Plano de Recursos Mineiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva como um todo: “A proposta que está sendo feita dentro do PERM é integrar justamente esses municípios que têm matéria-prima e produto final. Então nós estamos muito empolgados com a nova etapa, porque o nosso setor era pouco visado dentro das políticas públicas.”
Convidados
Estavam presentes nos estandes as principais mineradoras do estado de Goiás, são elas: Hochschild, Aclara Resources, Anglo American, Serra Verde, S&J Stones, Yamana Gold e AngloGold Ashanti, Brasil Minérios e Curimbaba. O evento ainda realizou homenagem aos prefeitos e municípios que participaram ativamente do PERM, além de contar com a presença do deputado estadual e presidente da Comissão de Minas e Energia, Lineu Olimpio, do empresário Edson Del Moro e do Luiz Vessani, presidente da Edem. Também estavam expondo o seu trabalho, artesãos de diversas cidades goianas, à exemplo de Pirenópolis, Cristalina e Campos Verdes.
* Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás
Comentários
Postar um comentário